terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O fato é que o homem foi se tornando tão semelhante ao Diabo [...] que o Diabo foi se tornando semelhante ao homem

terça-feira, janeiro 31, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


NÓS, O DIABO... E A PACIÊNCIA INEXPLICÁVEL DO AMOR DE DEUS!

Hoje, pela milésima vez, me perguntaram por que Deus não acaba logo com essa briga entre Ele e Satanás; posto que, disse o perguntante, ele [a pessoa] não tem nada a ver com essa questão entre Deus e o Diabo.

A questão reflete o que já disse dezenas de vezes antes, até mesmo aqui no www.caiofabio.net — inclusive no texto hoje abundantemente visto como vídeo na Vem e Vê TV e no You Tube; a saber: PERDOEM-ME O DESGOSTO! ...ESTÁ INSUPORTÁVEL! - VIDEO

Isto porque e ênfase “evangélico/pentecostal” no diabo como ente onipresente, onipotente e onisciente — pois é assim que como criatura ele é tratado na prática — tem feito com que os crentes que vão se cansando da “igreja” passem a interpretar a questão em pauta desse modo [...]; ou seja: como uma briga multi-cósmica entre o Deus do Bem e o Deus do Mal; fato equivocado este, que, em tais pessoas tão ignorantes quanto cansadas, gera este tipo de questão.

E mais: essa ênfase, por tal equivoco, cria a ideia de que o Deus que a Escritura diz que é Amor, tenha inimigos ao modo humano de inimizar-se; o que O torna apenas um Diabo menos endiabrado um pouco...; posto que onde haja inimizade, segundo o Deus que é Amor nos ensina em Sua Palavra, aí há Diabo; [...] não havendo, portanto, espaço na natureza de Deus para o ódio; visto que ódio é treva, segundo João; e em Deus não há treva nenhuma.

A questão, todavia, implica em uma redução de Deus ao nível diabólico da pior das criaturas, visto que Satanás [...] seja ele quem for e como for [...], é apenas mais uma criatura livre, feita por Deus sem diabrices, mas que, à semelhança dos humanos, pela via do livre arbítrio, decidiu tornar-se quem se tornou...

O Diabo [diabo] é inimigo de Deus; Deus, porém, não é inimigo do Diabo ou de diabos; assim como o homem se tornou inimigo de Deus pelas suas escolhas, sendo chamado por Paulo pela designação de “inimigo de Deus” e de “filho da ira”, embora jamais se diga que Deus seja inimigo do homem [...] ou de qualquer de Suas demais criaturas.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Poema: Esperançando

segunda-feira, janeiro 30, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


A espera que espera sem esperar
É esperança
Pois a espera que espera esperando
Se desespera...
Inútil será esperar desesperando
E desesperar sem esperar – desesperança...
Mas quem espera esperançoso
Alcança por esperar.

Ana D’ Araújo


sábado, 21 de janeiro de 2012

Faz milênios que o mundo não assiste ao que possa ser a verdadeira revolução da Igreja

sábado, janeiro 21, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



ESTA É A MINHA IGREJA. VOCÊ QUER SER PARTE DELA?

Quando Jesus disse que o “reino de Deus” ou o “reino dos céus” seria semelhante a [...] uma semente pequena que cresceria; ou como um fermento imperceptivelmente penetrante; ou como um tesouro escondido no campo; ou como uma pérola de grande valor, porém não disponível aos sentidos de todos; ou como uma candeia que iluminaria a todos os que estivessem na casa; ou ainda como o sal da terra — Ele apresentava, também, ao assim dizer, o paradigma do que a Igreja [a Dele] deveria ser como expressão visível do reino de Deus na comunidade humana.

Desse modo, as ênfases de Jesus são aquelas ligadas ao pequeno que cresce naturalmente a fim de acolher... [semente/árvore]; ao que tem como poder a pervasividade discreta [fermento]; a um valor indizível e que é conhecido apenas por quem o venha a conhecer em seu real significado [a pérola]; a uma riqueza escondida dos olhos de todos, e que não é objeto de propaganda [o tesouro oculto]; a uma luz para os da casa [a candeia; que ilumina a muitos se aumentarem as casas com sua luz no interior]; e à qualidade de gosto da presença dos discípulos, com poder de dar gosto divino onde estejam [o sal da terra].

Ora, em nenhuma dessas coisas a ênfase está na grandeza, na publicidade, na promoção ou na propaganda!

Ao contrário, a ênfase está na naturalidade do crescer, na pervasividade e na penetração decorrente de ser, no significado intrínseco da coisa em si, na sobriedade oculta de tal poder, que fascina por não ser massificado; na iluminação de grupos pequenos, como numa casa, e que altera primeiro os de dentro, e, aumentando o número de casas/povo iluminados, se faz visível ao mundo; e, sobretudo, a ênfase recai na qualidade essencial da natureza existencial dos discípulos, os quais, à semelhança do sal, podem dar sabor à vida dos que os cerquem, pelo fato de que eles têm tal gosto/sabor/qualidade em si mesmos.

Agora, compare isto com os modelos de “igreja”. Sim; com a ênfase na propaganda, no mercado, nos nichos, na promoção, no show da fé, na massificação sem rosto, no crescimento quantitativo, na artificialidade dos modelos de crescimento piramidal; ou ainda: compare com a venda do “Evangelho” como produto de salvação; sempre para fora; sempre para o mercado; sempre segundo a Coca-Cola, ou a Pepsi, e nunca segundo Jesus; o Qual, entre nós, fazia tudo com discrição, sem o afã das promoções; e que mais que frequentemente, pedia que Dele não se fizesse propaganda, ou que se O expusesse à publicidade; posto que Seu modus operandi cumprisse a profecia que dizia: “Nas praças [Ele] não fará ouvir a Sua voz!

O que isto significa? Que não se pode fazer propaganda de Jesus?

Sim; significa isto mesmo!

O Jesus propaganda é o Jesus do Mercado; é o Jesus do Bazar; é o Jesus da Venda; é o Jesus do Mundo!

Na realidade se diz que “a fama de Jesus corria por toda parte” e que “as multidões vinham ouvi-Lo de todos os lugares”.

Todavia, isso acontecia porque acontecia; porque era verdade; porque não se consegue esconder a luz; porque se o sal for jogado na terra nota-se a diferença pelo sabor; porque se a semente virar árvore as aves dos céus a encontram com naturalidade; porque o achar da “pérola de grande valor” faz aquele que a acha sair alegre com tal descoberta; porque o “tesouro escondido no campo”, uma vez que nele se tropece, faz o achador vender tudo e comprar o campo, a qualquer custo ou preço, tornando qualquer esforço apenas um ganho, uma alegria!...



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os Pequeninos do Reino dos Céus versus Adultos-Bruxos

quarta-feira, janeiro 18, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

AS CRIANÇAS DAS FOTOS EXISTEM!



sábado, 14 de janeiro de 2012

De onde procede a ambivalência humana?

sábado, janeiro 14, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


AMBIVALÊNCIA É O OUTRO NOME DA ALMA!

De onde procede a ambivalência humana?

 

Por ambivalência entenda-se essa capacidade contraditória de amar o que se odeia e odiar o que se ama; ou ainda: de desejar ardentemente aquilo que se teme, enquanto nada nos seduz mais do esse próprio medo!...




Sim, de onde procede a ambivalência humana?

O relato mais antigo de tal nascedouro nos vem do livro de Genesis. É de lá que nos vem a primeira narrativa da ambivalência dos seres humanos. Isto porque Deus dissera: “Podem comer de tudo... Menos da árvore que está no meio do jardim; pois, se dela comerem [...] vocês morrerão!” Depois vem a Astucia, a Serpente, e mostra a árvore da morte como algo que escondia o segredo de Deus. “Que nada! É que Deus sabe que se vocês comerem se tornarão como Ele, conhecedores de tudo, tanto do bem quanto do mal.”

Assim, ambivalência é desejo pelo bem e pelo mal, simultaneamente. É a mesma árvore. É a mesma coisa. E os opostos estão ali presente, apavorando tanto quanto seduzindo.

Ora, esse foi o fruto que comemos. E o seu conteúdo é pura ambivalência. Daí sermos seduzidos pelo que nos faz mal em razão de que nele possa existir algum bem.

E mais: mesmo que se diga que algo mata, somos capazes de exercermos uma seletividade que separa a morte da própria morte [...] pelo usufruto daquela coisa que nos vai matando enquanto ela não nos mate de vez.

Daí decorrem todos os nossos prazeres mortais e todas as nossas escolhas de morte lenta!

Afinal, existe uma doçura em tudo o que envenena; existe um segredo em tudo o que é proibido; existe uma existência desconhecida em tudo o que não se pode; existe alguma forma de existência em tudo o que conduz à morte!


Pense nisso!

sábado, janeiro 14, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


domingo, 8 de janeiro de 2012

Não há faces, há facebooks; não há vidas, há perfis; não há tempo, há urgências angustiadas!...

domingo, janeiro 08, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

AS CRIAÇÕES ARTIFICIAIS TAMBÉM MUDAM A NATUREZA DA ALMA HUMANA!

Quando meus avós paternos se conheceram na Bahia ela [minha avó] era filha de uma família tradicional de ascendência francesa, e ele era um amazonense criado no interior do Estado, no meio da floresta, embora educado, culto e refinado nos saberes acadêmicos.

Naquele tempo isso era obra de “padrinhos prósperos”, e que levavam a sério a educação de seus “afilhados”. Ora, meu bisavô era um homem rude, embora inteligente, e, portanto, desejava que seus dois filhos, João e Maria, gerados quando ele já passava dos 70 anos fossem bem educados.

O velho viveu até aos 104 anos e morreu por decisão eutanásica de não se alimentar, pois dizia que estava cansado de tantos anos, ainda que não tivesse jamais ficado doente, enxergasse bem e não sofresse de nenhum achaque da idade, mas, dizia que para ele, dera... Achava que vivera de-mais... Era bastante!

Todavia, como não possuísse meios para educar os dois filhos em um centro mais avançado, entregou-os aos cuidados de um compadre de mais posses. Minha bisavó morrera cinco anos após o casamento com o velho de setenta e poucos...

Quando chegou o tempo da educação acadêmica formal meu avô mudou-se para Salvador, onde conheceu minha avó. Ela rica, e ele pobre, porém, culto.

Uma vez formado, ele tinha que voltar ao interior do Amazonas a fim de cuidar do Seringal/Castanhal da família. Ela, porém, enfrentava grande resistência por parte da família e de amigos citadinos quanto seguir aquele homem bom, mas duro. Ele foi. Ela ficou. Mas ficaram amarrados um ao outro pelo amor e pelo compromisso. Ele prepararia tudo... Então ele voltaria para busca-la.

Seis anos passaram... Apenas papéis de carta de amor os embalavam em seus amores e compromissos. Os parentes e amigos diziam que ela deveria pegar um dos muitos solteiros disponíveis em Salvador e salvar-se daquele amor por cartas. Ela dizia: “Ele me ama, e eu o amo. Ele é homem de palavra. Ele volta!” E voltou. Sim, voltou; e a levou; e viveram um grande e fiel amor, do qual nasceram 13 filhos; e também em razão do qual criaram muitos outros...; sem falar que transformaram sua casa/hospital num abrigo para centenas e centenas de desabrigados, marginalizados e doentes, conforme narro em meu livro “Confissões de um Pastor”.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Teologia da prosperidade - Câncer da igreja moderna

quarta-feira, janeiro 04, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



MIDAS: O TEÓLOGO DA PROSPERIDADE…

O Rei mítico Midas amava o ouro...; e desejava que tudo o que ele tocasse virasse ouro...; e, assim, pediu aos deuses que o atendessem... Foi atendido!... Então, distraído em razão de pensar que o poder apenas se aplicaria a objetos e a coisas... — beijou sua filha e ela virou ouro...

Depois do desespero foi tentar comer e beber, mas a comida virou ouro e o vinho também...

Desse modo Midas aprendeu que a vida não é feita de ouro, e também que aquilo a que damos mais valor natural na existência..., nada tem a ver com ouro.

Midas amava o ouro, e queria que tudo que ele tocasse virasse ouro...

E você?

Qual é o seu sonho mágico?

Quando o sonho de ambição encontra o poder do milagre ou do sobrenatural, então, nascem os “Midas” existenciais...

A tal da Teologia da Prosperidade nada mais é do que o desejo de Midas feito "piedade" e "confissão de fé positiva"; como se houvesse "fé negativa" no Evangelho...